- Área: 200 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Atelier Altern & Nathalie Couineau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atelier Altern, escritório francês de Arquitetura e Paisagismo, esteve trabalhando há alguns anos na cidade francesa de Amiens, onde aconteceu a primeira edição de "Imaginez maintenant", um evento nacional em apoio à criação juvenil, incluindo atuações, moda, arquitetura e poesia, assim como um campo de experimentação que jovens paisagistas compartilhassem, durante o verão, uma visão contextual e sensível em locais emblemáticos do patrimônio francês.
A cidade de Amiens (Maison de la Culture d'Amiens) entregou a possibilidade de intervir, neste caso, nas ilhas dos Hortillonnages, um curioso lugar com jardins flutuantes que pode ser percorrido pelos visitantes em botes de passeio.
Em uma parte do local, próximo a zona conhecida como o Porto da Salada, Aurélien Zoia e Sylvain Morin decidiram trabalhar na área histórica do lugar, entre a agricultura, a arqueologia e o significado. "Queríamos pegar duas pequenas ilhas abandonadas do porto da salada e fazer delas um meio de desenvolvimento e comunicação para as diversidades antigas e esquecidas de hortaliças e vegetais".
Na margem é onde se localiza o projeto "On vous raconte des salades " (uma expressão francesa para "contando a historia das saladas", mas com um duplo sentido que é "fazer girar um pátio"). Na verdade, a proposta é a construção de uma estrutura com quadros inclinados e revestidos por uma rede de proteção para o cultivo.
Além disso, este projeto aborda a problemática da erosão genética e o monopólio agrícola e industrial das sementes. Uma forma de informar sobre a perda de interesse da indústria agrícola na importância de resgatar e preservar a diversidade de vegetais antigas.